quinta-feira, 23 de julho de 2015

Impressões 3D: um possível problema para a Propriedade Intelectual?


Recentemente me deparei com esse vídeo do Wall Street Journal o qual trata de um problema relativamente novo e antes impensável na indústria: a pirataria 3D. Com a recente (e crescente) popularização das impressoras 3D, a tendência é que cada vez mais pessoas consigam imprimir desde máscaras e brinquedos até próteses e armas em suas casas. Os designs para a impressão de todo o tipo de material podem inclusive ser encontrados em comunidades dedicadas a esse fim.

O grande problema, tratado pelo vídeo, é quando ocorre o compartilhamento e impressão de conteúdo protegido pelo direito de autor. Por exemplo: uma pessoa que possua uma impressora 3D em casa pode facilmente fazer o download do design de Olaf, personagem do filme animado Frozen, e dar para terceiro vender em uma feira. Quem estaria incorrendo em infração da propriedade intelectual da Disney nesse caso: quem disponibiliza o design, que imprime o personagem, quem o vende ou quem o compra?

A resposta a essa pergunta não é simples e certamente ainda levantará intenso debate, assim como o compartilhamento ilegal de músicas levantou no início do milênio. Contudo, ao contrário do que ocorreu com a indústria da música, empresas como a Hasbro já trabalham com essas novas tecnologias e permitem que terceiros realizem impressões 3D de alguns de seus brinquedos. Veja o vídeo e tire suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário