domingo, 7 de junho de 2015

Amazon: o pensamento inovador de Jeff Bezos em 1997 e 2014

Inovação é uma palavra muito importante quando se fala do âmbito da propriedade intelectual. Pensando nisso o enfoque deste post são entrevistas realizadas com Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.com. Esta é uma empresa de comércio eletrônico fundada em 1994 cuja visão é "ser a empresa mais centrada no consumidor; construir um lugar onde pessoas possam vir para descobrir qualquer coisa que venham a querer comprar online".
 
A primeira entrevista foi realizada em 1997 e nela Jeff fala um pouco sobre a então inovação que era a internet e seu potencial para os anos futuros.
 
 
Desde a escolha dos produtos a serem vendidos, passando pela publicidade e pela divulgação da marca, seus comentários sobre a internet em 1997 não poderiam ser mais atuais. Já o segundo vídeo é de uma entrevista dada por ele ano passado ao programa "60 Minutes" da CBS. Neste, mostra-se o funcionamento da empresa, em especial nos EUA, e um pouco mais da visão de mundo de seu CEO.
 

O que mais me chama atenção é o modo de se fazer negócios centrado nos consumidores; esse é um aspecto muito ressaltado pelo CEO da Amazon. Com o desenvolvimento da internet saber o que os clientes querem tornou-se ainda mais fácil e isso é característica marcante dessa empresa, a qual sabe que só se manterá no mercado enquanto fornecer um serviço eficiente e de alta qualidade. Jeff Bezos, para tanto, sabe que deve sempre buscar novos e melhores modos de se atender seu consumidor com base nas novas tecnologias e nas novas maneiras de interação trazidas pela sociedade de atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário