sábado, 18 de abril de 2015

Curtinhas do Final de Semana #1



Divulgação/Fors Cola e Coca-Cola Company (via G1)
O leitor desse blog já deve ter se deparado com a notícia no site G1 em que a Coca-Cola Company perde processo de plágio movido contra a marca de refrigerante paulista Fors. A acusação teria sido por conta do uso da cor verde e a palavra life. Infelizmente não obtive acesso ao julgado, contudo pelas circunstâncias do caso acredito que esse seja mais um caso de Trade Dress, adaptado à legislação brasileira como concorrência desleal por ser capaz de confundir o público. Caso alguém consiga acesso à sentença não hesite em me enviar, assim como material sobre o Trade Dress.



A Google foi oficialmente notificada por Margareth Vestager, comissária europeia para a concorrência, do processo sendo movido contra a empresa por abuso de posição dominante. Estima-se que a empresa detenha 90% do mercado europeu de busca e que, se condenada, tenha de pagar uma multa de 6 bilhões de dólares. Caso haja interesse no assunto a Microsoft também já foi acusada de abuso da posição dominante pela Comissão da Comunidades Europeias, como revela o acórdão, datado de 2007, do caso T‑201/04.


 O Grupo de Estudos de Direito de Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR) está organizando o VI Seminário Internacional sobre Sociedade da Informação e Propriedade Intelectual - tema: Gestão Coletiva de Direitos Autorais e Internet. O evento ocorrerá nos dia 6 e 7 de maio na Universidade Federal do Paraná e contará com a presença do Prof. Dr. José Alberto Vieira, catedrático da Universidade de Lisboa e vice-presidente da Associação Portuguesa de Propriedade Intelectual (APDI). Mais detalhes aqui e inscrições aqui.



Por fim, este blog virou notícia. Na postagem de sexta-feira (17/04) do Jeremy Phillips para o IPkitten, este site foi mencionado na seção Around de Weblogs 1. Sem dúvida ter um dos maiores blogs de notícias sobre PI do mundo confiando em seu trabalho e te indicando em uma de suas publicações é gratificante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário